Exposição

Exposição em cartaz

A atual exposição de longa duração do Museu de Anatomia Veterinária da FMVZ USP foi inaugurada em 2010, marco do início de uma nova fase institucional, com a mesma temática presente até os dias atuais, sendo constantemente atualizada e aprimorada. O MAV apresenta o seu rico e diversificado acervo em um circuito expositivo de visita organizado em sete módulos temáticos, sob o título Dimensões do Corpo: da Anatomia à Microscopia. Com cerca de 900 exemplares em exposição, praticamente todo o seu acervo está acessível para a apreciação pública, podendo ser caracterizado como uma reserva técnica organizada para visitas. Legendas explicativas, painéis informativos, vídeos e modelos didáticos, associados a um conjunto diversificado de recursos expositivos, compõem a expografia.

As coleções estão apresentadas a partir de um discurso educativo que busca fortalecer o currículo escolar da ampla rede de ensino que frequenta o Museu. A comunicação museal está ancorada em proposições, métodos e orientações científicas universitárias, que acolhe o visitante e o conduz por uma narrativa que apresenta as diferentes facetas da Medicina Veterinária, de forma a demonstrar o seu amplo campo de atuação. Tomando como ponto de partida a anatomia de animais domésticos e silvestres, estão incluídos temas como produção de alimentos, reprodução, nutrição, zoonoses, patologia, clínica veterinária, evolução, diversidade das espécies, conservação ambiental e até questões ligadas à saúde única, assim como o bem-estar animal.

Estruturado a partir do princípio do ensino, da pesquisa e da extensão universitária, o MAV tem como um dos seus principais objetivos subsidiar teoricamente estudantes, pesquisadores e docentes da FMVZ e da USP. Do mesmo modo, pretende se constituir como centro de referência para toda a sociedade, por meio do estímulo de professores, crianças, adolescentes, jovens e toda gama de estudantes a vislumbrarem a Medicina Veterinária como um campo acadêmico e profissional de vivência.

Grupo organizado de visita em atividade educativa na exposição de longa duração do MAV FMVZ USP. Fotografia: Mauricio Candido da Silva

Layout em 3D da exposição de longa duração do MAV FMVZ USP. Autoria: Danilo Leite (Fusedesign). 2010.

Clique nos itens acima para conhecer um pouco de cada um dos módulos da exposição de longa duração.

Introdução, diversidade e evolução no MAV USP.

Escola e museus: as visitas aos espaços de cultura científica.

                    Por que os esqueletos são assim?