Programa Educativo 

O Museu de Anatomia Veterinária da FMVZ USP possui um Programa Educativo baseado em sua exposição de longa duração Dimensões do Corpo: da Anatomia à Microscopia. As ações estão especialmente voltadas aos grupos organizados de visitas (escolares, em sua grande maioria), em forma de visitas pelo circuito expositivo, com ou sem mediações em forma de monitorias educativas, previamente agendadas, realizadas por alunos bolsistas da graduação e da pós-graduação da USP, dentro do programa social de permanência estudantil na Universidade e sob a orientação da coordenação do Museu. Todo o Programa está estruturado na ideia de ‘cultura científica’, com ênfase na disseminação da Medicina Veterinária como um todo, a partir do potencial educativo do acervo de peças anatômicas do Museu, incluindo atividades voltadas aos vários públicos espontâneos.

A ampla diversidade das coleções potencializa o Programa Educativo, sendo possível abordar questões relacionadas direta ou indiretamente com a Medicina Veterinária, tais como: anatomia, saúde, bem-estar animal, reprodução, produção de alimentos, história social, história natural, patologia, fisiologia, evolução, biogeografia, taxonomia, animais domésticos, animais silvestres e selvagens, sistemática, geografia, literatura, matemática, artes visuais, conservação ambiental, dentre muitas outras possibilidades de abordagens e interações.

O MAV recebe anualmente aproximadamente doze mil visitantes, sendo cerca de 75% composto por grupos escolares, o que corresponde a uma média de 250 escolas.

Atualmente, o Programa Educativo do MAV é composto pelos seguintes projetos, que englobam diferentes ações, sendo eles:

•  Projeto de monitorias educativas para grupos organizados

•  Projetos especiais com escolas públicas

•  Atendimento ao Giro Cultural da USP

•  Projeto Férias no Museu

Bolsa Pedagógica

•  Treinamento de professores por meio do Guia MAV

•  Roteiros Educativos para Grupos Escolares

•  Bolsa PUB para estudantes de graduação da USP

•  Estágios curriculares

•  Projetos de curricularização da extensão

•  Desenvolvimento de recursos pedagógicos experimentais

Gráfico com a evolução do total geral de visitas desde 2010. Elaborado por Danielle Conceição Santos.
Gráfico com a evolução dos grupos de visitas ao longo dos últimos cinco anos, destacando a comparação entre escolas públicas, particulares e outras que foram envolvidas pelo Programa Educativo do MAV. Elaborado por Danielle Conceição Santos.

Grandes temas

Em função do potencial educativo de seu acervo, o Programa Educativo do Museu de Anatomia Veterinária da FMVZ USP busca ampliar o estímulo ao interesse pelo conhecimento científico com base da Medicina Veterinária. Essa estratégia pedagógica é construída a partir de grandes temas que fazem parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que orientam as atividades educativas do MAV, sendo eles os seguintes:

•  Educação Infantil: Características dos animais (tamanho, forma, dentes, o que eles comem e onde vivem);

•  Fundamental I: Características dos animais e da Terra; cadeias e teias alimentares e relação entre os animais (relações ecológicas); vida e evolução; seres vivos e ambiente;

•  Fundamental II: Anatomia, processos, práticas e procedimentos de investigação científica; conservação ambiental.

•  Ensino Médio: Evolução por seleção natural; o campo de atuação da Medicina Veterinária. Saúde e zoonoses.

•  Superior: Aspectos da produção de alimento; possibilidades de atuação do médico veterinário; evolução dos seres vivos.

Exemplo de cadeia alimentar. Fonte: Guia MAV para Professores, 2015.
Crânio de uma capivara, maior roedor do mundo. Fotografia: Wagner Souza e Silva
Conhecer para preservar: sentir, tocar, perceber. Autoria: Danilo Leite (Fusedesign).

Roteiros Educativos

Em função do potencial educativo de seu acervo, o Programa Educativo do MAV busca ampliar o estímulo ao interesse pelo conhecimento científico com base da Medicina Veterinária. A partir de grandes temas que fazem parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), grandes temáticas são didaticamente exploradas nas atividades educativas do Museu de Anatomia Veterinária da FMVZ USP, sendo eles os seguintes:

Objetivos pedagógicos: Verificar a grande diversidade na morfologia dos dentes de vertebrados e dos bicos das aves e relacionar com o hábito alimentar; simular os principais mecanismos evolutivos geradores de diversidade nos seres vivos, sobretudo a Seleção Natural e a deriva genética.

Objetivos pedagógicos: Caracterizar um cetáceo; identificar caracteres anatômicos comuns entre os cetáceos e mamíferos terrestres atuais que demonstrem sua origem; diferenciar os cetáceos dos peixes.

Objetivos pedagógicos: Reconhecer os principais mecanismos reprodutivos e tipos de desenvolvimento dos vertebrados (ovos, placentários, ovovivíparos); destacar as principais funções dos sistemas do corpo de vertebrados.

Objetivos pedagógicos: Comparar a anatomia e morfologia de diferentes tipos de ossos, sobretudo ossos longos, achatados e ossos pneumáticos. Atividade desenvolvida a partir da comparação da estrutura óssea de diferentes animais silvestres, selvagens e domésticos.

Objetivos pedagógicos: Reconhecer a ação e importância do médico veterinário na criação de animais domésticos e na regulação das atividades relacionadas à produção de alimentos de origem animal sob as questões éticas envolvidas para o bem-estar animal; discutir o impacto da produção de alimento de origem animal para o meio ambiente e estimular o debate sobre os desafios d a inovação tecnológica nesse contexto.

Objetivos pedagógicos: Identificar as semelhanças no esqueleto de seres humanos e demais primatas; desmistificar o antropocentrismo e o especismo, ideias que colocam o ser humano como superior e mais evoluída em relação a outros seres vivos; árvore da vida da Lin Margulis, mostrando que os processos de diversidade não são direcionais e não possuem um fim.

Objetivos pedagógicos: Destacar algumas características morfofisiológicas e adaptações no corpo desses dois grupos que permitiram sua sobrevivência nos ambientes aquático e terrestre (até mesmo aqueles mais extremos, como o deserto).

Objetivos pedagógicos: Visão geral das coleções de peças anatômicas do Museu por meio do percurso em todos os módulos temáticos da exposição, incluindo uma rápida passagem por todos os demais sete tópicos dos Roteiros Educativos.

Com estas estratégias pedagógicas, o Museu de Anatomia Veterinária da FMVZ USP busca consolidar o Sistema de Ações, estruturado na promoção da extensão cultural, baseada na disseminação da ciência pela Faculdade e pela própria Universidade para toda sociedade.

Osteologia de ave. Adaptação de desenho: Maurício Candido da Silva.
Cirurgia de pequenos animais. Fotografia: Ernani Coimbra/FMVZ-USP Imagem.
Diagnóstico por imagem. Fotografia: Ernani Coimbra/FMVZ-USP Imagem.