Visitas

A exposição Dimensões do Corpo: da Anatomia à Microscopia está aberta à visitas de terça à sexta-feira, das 9 às 17h e aos sábados, das 9 às 14h. Essa mostra é recomendada para todas as faixas etárias, podendo ser visitada individualmente ou em grupos organizados.

O MAV oferece oito roteiros de visitas educativas dentro da exposição Dimensões do Corpo: da Anatomia à Microscopia. São recortes temáticos elaborados a partir do estudo das potencialidades educativas do Museu junto aos Parâmetros Curriculares Nacionais, em seus diferentes níveis de escolaridade, sendo eles:

Características dos animais (tamanho, forma, dentes, o que eles comem e onde vivem).

Características dos animais e da Terra; cadeias e teias alimentares e relação entre os animais (Ecologia); vida e evolução; seres vivos e ambiente.

Evolução e biodiversidade; conservação ambiental; anatomia comparada; processos de investigação científica.

Evolução por seleção natural e por deriva genética (acaso); adaptação biológica; conservação ambiental.

Aspectos da produção de alimento; possibilidades de atuação do médico veterinário; evolução dos seres vivos.

A partir dos grandes temas, o responsável pelo grupo de visitantes deverá escolher um Roteiro Educativo no momento do agendamento, relacionado ao seu plano de aulas. Cabe frisar que todos os roteiros específicos incluem a visita panorâmica junto às coleções do Museu.

Objetivos pedagógicos: Verificar a grande diversidade na morfologia dos dentes de vertebrados e dos bicos das aves e relacionar com o hábito alimentar; simular os principais mecanismos evolutivos geradores de diversidade nos seres vivos, sobretudo a Seleção Natural e a deriva genética.

Objetivos pedagógicos: Caracterizar um cetáceo; identificar caracteres anatômicos comuns entre os cetáceos e mamíferos terrestres atuais que demonstrem sua origem; diferenciar os cetáceos dos peixes.

Objetivos pedagógicos: Reconhecer os principais mecanismos reprodutivos e tipos de desenvolvimento dos vertebrados (ovos, placentários, ovovivíparos); destacar as principais funções dos sistemas do corpo de vertebrados.

Objetivos pedagógicos: Comparar a anatomia e morfologia de diferentes tipos de ossos, sobretudo ossos longos, achatados e ossos pneumáticos. Atividade desenvolvida a partir da comparação da estrutura óssea de diferentes animais silvestres, selvagens e domésticos.

Objetivos pedagógicos: Reconhecer a ação e importância do médico veterinário na criação de animais domésticos e na regulação das atividades relacionadas à produção de alimentos de origem animal sob as questões éticas envolvidas para o bem-estar animal; discutir o impacto da produção de alimento de origem animal para o meio ambiente e estimular o debate sobre os desafios d a inovação tecnológica nesse contexto.

Objetivos pedagógicos: Identificar as semelhanças no esqueleto de seres humanos e demais primatas; desmistificar o antropocentrismo e o especismo, ideias que colocam o ser humano como superior e mais evoluída em relação a outros seres vivos; árvore da vida da Lin Margulis, mostrando que os processos de diversidade não são direcionais e não possuem um fim.

Objetivos pedagógicos: Destacar algumas características morfofisiológicas e adaptações no corpo desses dois grupos que permitiram sua sobrevivência nos ambientes aquático e terrestre (até mesmo aqueles mais extremos, como o deserto).

Objetivos pedagógicos: Visão geral das coleções de peças anatômicas do Museu por meio do percurso em todos os módulos temáticos da exposição, incluindo uma rápida passagem por todos os demais sete tópicos dos Roteiros Educativos.

Procedimentos

Diferentemente da visita individual, o responsável pelo grupo deve agendar a visita no site do MAV, por meio do preenchimento do formulário eletrônico. Grupos de estudantes podem aproveitar as informações científicas da exposição, sendo aprofundadas e enriquecidas por meio do serviço opcional de monitoria do Museu, conduzida por uma equipe de bolsistas e especialistas, composta por alunos da graduação e pós-graduação da USP.

Para saber mais, clique aqui para acessar o Guia de Visitas para Grupos Organizados.

Calendário de feriados e de fechamento da exposição em 2021

A exposição é fechada para visitas aos domingos, segundas-feiras (limpeza e manutenção do Museu), feriados e recessos, de acordo com o calendário administrativo da Universidade de São Paulo, sendo o seguinte para 2021:

01 de janeiro (Confraternização Universal)

25 de janeiro (Aniversário da Cidade de São Paulo)

13, 15, 16 e 17 de fevereiro (Carnaval)

02 de abril (Paixão de Cristo)

21 de abril (Tiradentes)

01 de maio (Dia do Trabalho)

03, 04 e 05 de junho (Corpus Christi)

09 e 10 de julho (Revolução Constitucionalista)

06 e 07 de setembro (Independência do Brasil)

11 e 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida)

28, 29 e 30 de outubro (Dia do Servidor Público)

01 e 02 de novembro (Finados)

15 de novembro (Proclamação da República)

20 de novembro (Consciência Negra)

20 a 31 de dezembro (Recesso Natalino)

Observações:

  • O Pagamento da visita individual é feito diretamente na recepção do Museu.
  • O pagamento da visita de grupos agendados, sem incluir a monitoria, é feito por meio de boleto bancário, emitido quando a visita for confirmada.
  • A monitoria deve ser paga para o monitor no dia da visita, o valor não estará incluído no boleto.
  • No dia da visita o responsável pelo grupo deve trazer o comprovante de pagamento.
  • Ingressos: